Malware

 

O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de troia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

 

Proteção
 

Os programas antivírus e antispyware são as ferramentas mais comuns para prevenção. O utilitário analisa um programa de computador antes de executá-lo e encerra-o se reconhecer uma "assinatura" de um código mal-intencionado. Muitos antivírus também avaliam os programas para determinar se eles contêm quaisquer características relacionadas a vírus.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem uma cartilha descrevendo os procedimentos para evitar estes softwares maliciosos.


Conhecimento e bom senso

A melhor forma de evitar um vírus é o bom-senso. No Windows, se um programa de computador executável está anexado a um e-mail e você não confia na sua origem, ou não estava esperando receber tal anexo, exclua-o imediatamente. Não baixe nenhum aplicativo ou arquivo executável de origem desconhecida e seja cuidadoso ao trocar arquivos com outros usuários, mesmo que sejam seus conhecidos. Esse tipo de "programa" costuma ser embutido em músicas, vídeos, imagens e principalmente programas de computador. Em sistemas operacionais Unix, somente o superusuário deve se preocupar com danos, já que cada usuário tem sua própria estrutura